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19
set

3 Dicas de Marketing para Psicólogos: Como melhorar a oferta de serviços durante a pandemia?

Confira aqui 3 dicas essenciais para você, psicólogo, manter seus serviços e
crescer, mesmo em meio a pandemia atual. Desde já, temos boas notícias: é possível garantir seus negócios com inovação e ética.

Se você é psicólogo e atua na área clínica presencial, pode ter se assustado
com as limitações que a pandemia do novo corona vírus trouxe a esse nicho. Mas calma! Nós do RCN1, temos dicas para que o seu negócio não sofra nenhuma pausa e se reinvente mesmo durante a crise.

1 – Adapte-se ao meio digital


O atendimento on-line está sendo um grande aliado no momento de
distanciamento social em que estamos vivendo, sendo esse regulamentado pela Resolução do Conselho Federal de Psicologia (CFP) nº 11/2018. Se você é um psicólogo tradicional e costuma trabalhar com atendimento presencial, não tenha medo de buscar outros meios modernos para agregar na sua oferta de serviços.


Por essa modalidade ainda ser nova no Brasil, há alguns casos em que o
atendimento on-line é considerado inadequado como, por exemplo, em pessoas e grupos em situação de urgência e emergência, situação de emergência e desastres, bem como em situação de violação de direitos ou de violência.


Entretanto, para evitar a descontinuidade da assistência à população durante a pandemia, foi publicada a Resolução CFP nº 004/2020, que suspende, de forma excepcional e temporária, a restrição a estes públicos para flexibilizar esta forma de atendimento. Entende-se então que o serviço psicológico se faz imprescindível no período de crise em que estamos vivendo.

2 – Invista em Marketing Digital sem ferir o Código de Ética


Ao adentrar no meio digital é preciso, assim como no presencial, definir como promover publicamente seus serviços. O Marketing Digital a ser adotado precisa andar de mãos dadas com o Código de Ética Profissional do Psicólogo e para isso alguns cuidados devem ser tomados:

-Em toda divulgação informar o CRP e número de registro;

-Divulgar apenas os títulos e qualificações que de fato possua e que são
regulamentadas pela profissão;

-Não fazer propaganda utilizando o preço do serviço e muito menos
promessas taxativas de resultados ou sensacionalistas;


Uma boa escolha é optar por Cards Digitais, que além de atrativos e práticos, são extremamente úteis no contexto em que estamos vivendo. Aqui na RCN1 nós elaboramos Cards Digitais, sendo esses, cartões de visitas virtuais, totalmente interativos, onde estão agrupados os links de todas as suas plataformas virtuais. Se quiser saber mais sobre eles, veja aqui nesse artigo feito com muito carinho por nós.

3 – Utilize as redes sociais para alcançar seu público-alvo


Foi-se o tempo em que não era aceitável o psicólogo estar nas redes sociais!
Inclusive, as redes, são ambientes digitais que permitem, além da promoção do seu trabalho, a propagação de conteúdos de qualidade e a conscientização sobre temas relevantes a saúde mental. Por isso, não tem motivo pra você ficar de fora.


O Instagram e o Facebook podem ser ferramentas eficientes para aqueles que estão começando. No entanto, para você ser encontrado, não basta apenas estar nas redes, mas é preciso produzir um bom conteúdo, artes admiráveis e ter um bom engajamento para se conectar com seus seguidores.Para auxiliar você a desenvolver uma identidade visual, com um marketing que combine o seu desejo com a demanda do mercado, nós da RCN1 teremos o prazer de prestar nossos serviços, sempre com ética e excelência, visando o alcance dos objetivos do seu negócio.


Esperamos que essas informações tenham dado uma luz, tanto a você, que
ainda se sente inseguro no meio digital, devido às especificidades da psicologia, quanto aqueles que já estão no meio e querem se aprimorar cada vez mais. Se tiver interesse em saber mais, entre em contato para conversarmos, será um prazer atendê-lo! E não para por aí, continuaremos produzindo conteúdos e, para não perder nada, nos acompanhe através do nosso instagram.


13
set

Custo-benefício e excelência: A combinação perfeita para a satisfação do cliente.

Você sabe o que é a relação custo-benefício? Veja por que estimar a relação custo-benefício é essencial para os negócios. Confira aqui também os atributos que fazem a RCN1 ter um dos melhores custos-benefícios do mercado!

O custo-benefício é um importante balizador na hora de comprar um serviço ou produto. Quantas vezes você já ficou em dúvida na hora de escolher entre dois serviços? Nesses momentos de dúvidas, parece mais intuitivo comparar os preços pra ver qual possui o menor custo.

No entanto, o preço não deve ser o único aspecto a ser considerado numa escolha assim, sendo importante analisar os benefícios, a curto, médio e longo prazo que essa compra vai suscitar. O que é essa relação custo-benefício, afinal?

O que é a Relação Custo-Benefício?

A relação custo-benefício é a associação entre dois pilares fundamentais: as vantagens (concretas e abstratas) que um serviço ou produto oferece e a rentabilidade.

Basicamente, para se ter um bom custo-benefício, os custos devem ser menores que os benefícios que o serviço ou produto adquirido traz. Essa relação pode ser analisada a partir de inúmeros critérios pessoais como, por exemplo: utilidade, estética, valor subjetivo, exclusividade, qualidade, etc.

Por que a RCN1 oferece um dos melhores custos-benefícios do mercado?

De fato, algumas propriedades são essenciais para a prestação de um bom serviço que resulte em proveitos para quem está contratando. Entre elas, é possível encontrar na RCN1:

  • Autoridade
  • Qualidade
  • Ética
  • Cordialidade
  • Confiabilidade
  • Aptidão
  • Foco no resultado
  • Rentabilidade
  • Compromisso
  • Segurança

Em suma, todos os serviços da RCN1 refletem excelência. Veja abaixo o relato da Conozca Sampa TTour:

Como foi sua experiência com os nossos serviços?

R: Posso afirmar que os serviços prestados pela RCN1 atenderam as minhas expectativas, o Raul é um cara bem parceiro e trata você como um amigo. Acredito que o pacote feito fez com que o custo-benefício fosse satisfatório.

Quais diferenças você percebe que nosso serviço fez para o seu negócio?

R: A logo ficou show, pra todo mundo que mostrei adorou. Acredito que essa marca é a realmente a cara da minha empresa.

O que você diria para um futuro cliente da RCN1?

R: Recomendo com certeza os serviços da RCN1, podem ter certeza que sairão satisfeitos.

Qual nota você dá para sua experiência contratando nossa empresa?

R: Nota 10.

Gostou do resultado? Quer saber mais? Entre em contato, será um prazer atendê-lo. Siga-nos no instagram para não perder nada!

28
jul

A importância do briefing nos projetos de Design

Neste artigo você irá encontrar de forma simples e acessível o que é briefing, porque é útil e ações para construir excelente briefing com o seu cliente. Confira agora mesmo aqui!

Na semana passada trouxe aqui no blog o case de uma cliente minha que ficou extremamente satisfeita com o projeto. O feedback dela foi tão positivo que até fez com que eu atualizasse os indicadores de sucesso da minha empresa. Você pode conferir esse artigo aqui.

Porém, os resultados satisfatórios vividos pela minha cliente não teriam sido possíveis se ela não fosse tão atenta e detalhista ao comunicar as suas expectativas sobre o projeto. E é sobre isso que irei falar hoje.

Como garantir projetos que atendam e ainda superem as necessidades do cliente quando ele não é muito detalhista ou ainda não tem tanta noção do que deseja quando solicita um projeto?

São nesses casos que uma boa comunicação torna-se um gigantesco diferencial. Com tantos anos de mercado e sendo um comunicador nato, percebi que não é responsabilidade do cliente conseguir comunicar todas as suas necessidades, mas sim a função do designer fazer as perguntas certas ao seu cliente.

Esse ato de fazer as perguntas certas ou fazer o repasse de informações necessárias é o que se dá o nome de briefing. Então, vamos aos tópicos.

O que é Briefing?

O termo Briefing não tem uma tradução específica, do inglês advém To Brief que significa Resumir. Assim, pode ser entendido como um resumo informações essenciais do projeto, um planejamento. 

O briefing no ambiente do marketing, área em que atuo, nada mais é do que uma série de instruções que o cliente passa para que você possa desenvolver o serviço que ele deseja. Em algumas agências de publicidade, o briefing também é chamado de PIT: Pedido Interno de Trabalho.

Qual a importância do briefing nos projetos de design?

O briefing é a etapa inicial e mais importante de qualquer projeto, seja na área do marketing ou não. Isso porque é a partir dele que é possível compreender as dores e necessidades que o serviço precisa solucionar e fazer um projeto que atenda as expectativas do cliente.

No ramo publicitário um bom briefing é ainda mais essencial. Ele precisa ser feito no início do processo criativo e, durante o atendimento do cliente, o publicitário precisa ter um alto nível de entendimento do cliente, do seu problema, mentalidade e necessidades. Desse modo, para um bom briefing publicitário é necessário caprichar nas perguntas exploratórias.

Ações para um Briefing excelente:

No site do Neipatel existem 16 dicas para construir o seu briefing do zero, eu li todas e compilei as 4 mais essenciais para que você entenda de maneira mais simples e acessível como fazer o seu briefing.

#1 – Objetivos do Projeto

Antes de começar qualquer projeto ou tomar qualquer atitude você precisa ter um objetivo. Pergunte-se: por que estou fazendo isso? Onde quero chegar? (ou pergunte ao seu cliente). Entenda qual as razões que motivaram seu cliente a necessitar daquele serviço e o que ele espera que o serviço lhe traga de benefícios.

Provavelmente, seu cliente terá vários objetivos com aquele projeto. Então classifique os objetivos por ordem de importância na visão do cliente.  Dessa maneira, você pode alcançar os objetivos mais importantes primeiro e os secundários mais tarde, o que vai garantir desde o início do desenvolvimento do projeto que você cumpra os objetivos esperados.

É vital que você sempre tenha controle do que está fazendo e de quais atitudes deve tomar a seguir, e este é o papel do briefing, um guia para você não se perder em suas próprias ideias. Assim, você não corre o risco de fazer um projeto que faça sentido para você, mas não para o cliente.

#2 – Público-Alvo: Conheça a seu cliente.

Você deve saber tudo que estiver ao seu alcance sobre o seu cliente e o produto que ele apresentar a você. Se você conhecer profundamente o produto poderá trabalhar em melhorias e saberá como administrar qualquer situação adversa que aparecer em seu caminho.

Esforce-se para compreender também o mercado que o seu cliente está inserido, principalmente se for um ramo inovador. Conhecer o mercado do cliente é uma forma de entender com mais clareza os objetivos do projeto e o que pode funcionar ou não.

Se o seu cliente já faz propaganda e marketing, estude o portfólio de materiais gráficos para entender o que já foi feito como logo, panfletos, site e etc. Fazer um trabalho parecido com o publicado anteriormente, é meio caminho para a aprovação.

#4 – Objeções

Perguntar o que o cliente gosta é importante, mas perguntar o que ele não gosta é obrigatório! Por isso, lembre-se de perguntar ao cliente quais são suas objeções e deixe-as explícitas no briefing. Este é um ponto importantíssimo, já que seu projeto pode ser reprovado por conter uma objeção do cliente.

Lembre-se não é proibido dar suas opiniões ao cliente, mas não deixe-as influenciarem em sua execução. Se você expor suas opiniões na conversa inicial e elas forem aceitas, sem problemas, entretanto, após o projeto ser acordado e as produções começarem, suas opiniões não devem influenciar mais e as necessidades e gostos do cliente devem ser cumpridos.

#5 – Concorrentes saiba quem são os seus e dos clientes!

Mais importante do que conhecer o seu público-alvo, seus consumidores, e o mercado que você trabalha é conhecer seus concorrentes. Conhecer seus concorrentes significa conhecer com quem você está lidando e o que você enfrentará ao iniciar aquele projeto. Ao conhecê-los você poderá fazer um trabalho que supere as expectativas, pois você já sabe o que eles estão fazendo, logo, você tem a oportunidade de fazer diferente e inovar.

Além disso, quando você compreende os concorrentes do seu cliente consegue entender como prestar um serviço que torne seu cliente um diferencial em seu ramo. Assim, fica muito mais fácil agradá-lo.

Além das dicas, irei deixar três ferramentas para que você monte o seu briefing. Existe a ferramenta de construção de briefing da RD basta baixá-la aqui e o template de briefing da  Operand que você encontra nesse aqui. Caso você seja um designer e deseje se aprofundar no assunto deixo como indicação o livro Briefing: a Gestão do Projeto de Design, Peter L. Phillip.

A excelente comunicação com o cliente é uma arte da qual eu me orgulho de dizer que domino. Caso você queira comentar suas percepções fique a vontade para deixar seu comentário aqui. Para solicitar projetos que superem as expectativas, solicite seu orçamento conosco!

25
jul

Atualizando os indicadores de sucesso do seu negócio

Qual a noção de sucesso para o seu negócio? Como você mensura que a sua empresa está alçando sucesso? Quais indicadores utiliza? Entenda neste artigo como alcançar o sucesso tão desejado!

Essa semana entendi como atualizar os indicadores de sucesso do meu negócio. Atuo há mais de 15 anos no mercado de comunicação e marketing e sempre coleto feedbacks dos meus clientes em pesquisas de satisfação. Se você quiser saber mais um pouco sobre pesquisa de satisfação, leia no artigo: A RCN1 e o compromisso com a satisfação do cliente.

Nos últimos artigos tenho compartilhado alguns feedbacks de clientes por aqui você pode conferir um deles nesse artigo: Como criar uma logomarca de sucesso: Case de sucesso “MileTravel”.

Entretanto, a minha última coleta de satisfação de cliente foi realmente surpreendente. Minha cliente me enviou uma carta escrito a mão sobre sua experiência com meus serviços.  Deixo aqui  registrada a carta para que vocês verifiquem o quanto o depoimento foi significativo:

“Fiquei muito satisfeita com o serviço em todos os trabalhos que fazemos. O Raul sabe captar a essência da marca e sempre supera as expectativas, tanto no atendimento, quanto no produto e serviço. O preço dele não vai ser o mais barato, mas com certeza é o melhor custo benefício. A RCN1 está dando uma casa, uma identidade para minha agência. Isso faz com que a empresa/agência Marsala Travel tenha ligação com a visão da RCN1.  A experiência com a RCN1 tem me deixado muito satisfeita e não acho que seja uma avaliação justa dar uma nota de 0 a 10. Acho que a melhor forma que tenho de demonstrar minha satisfação é confiando no trabalho do Raul e sendo uma cliente fiel.

Atenciosamente, Sthefany Diniz – Marsala Travel

Se receber uma carta aberta de uma cliente, escrita a mão, manifestando toda a sua satisfação não é o melhor indicador de sucesso de um negócio. Então não sei o que mais poderia ser! Clientes que recomendam você a outras pessoas, são promotores da marca, parceiros de negócio e apoiadores do seu serviço, são o que todos os empreendedores desejam.

E eu fico extremamente honrado de poder compartilhar com vocês que tenho esse tipo de cliente e eles são meu principal indicador de sucesso.  Claro que métricas quantitativa como número de projetos e faturamento são importantes para ter clareza sobre o crescimento do seu negócio. Mas a análise qualitativa é a melhor forma de perceber o impacto do seu serviço.

Por isso, proporcione experiências memoráveis e marcantes aos seus clientes que eles farão o mesmo com você. E isso eu já comprovei a vocês logo acima. Para mim a experiência de atender a Sthefany também foi extremamente satisfatória.

A Sthefany tem um briefing impecável, sabe o que quer, é extremamente centrada e terá muito sucesso no seu negócio.  Tive uma preocupação especial em fazer sua marca, pois o seu mercado foco é turismo para casais. Assim, busquei me comunicar com esse público nos detalhes do projeto e entregar as necessidades da minha cliente, com muita originalidade e sofisticação, do jeito que ela merece.

Se você quiser conhecer um pouco mais sobre a Sthefany e a Marsala Travel, visite o Instagram. Tenho certeza que o trabalho dela será excelente e ela irá ser atenciosa em sua prestação de serviço, assim como foi me passando o feedback. Da mesma forma que meus clientes são fãs e apoiadores do meu trabalho, eu também sou do trabalho deles.

E você também recebe feedbacks de clientes assim? Qual foi a maior retorno que você já teve de um cliente? Qual foi a melhor experiência que já proporcionou? Sinta-se livre para deixar seu comentário e não perca tempo e impulsione o seu negócio conosco! Crie você também uma casa, uma identidade para sua marca!

16
jul

Como criar uma logomarca de sucesso para o seu cliente: Case de sucesso “MileTravel”

Quais os segredos para uma logomarca de sucesso? Confira aqui! Selecionei minhas dicas paras vocês com direito à apresentação de um case de sucesso de um dos meus clientes! 

Nesses últimos tempos decidi compartilhar a importância do Marketing de Relacionamento para o seu negócio. Essa importância se dá não só para que o cliente vire um promotor da seu serviço e um cliente fiel, como também para que você crie uma conexão genuína e duradoura, humanizando sua marca.

Além disso, também falei sobre a importância de coletar os feedbacks do cliente para saber se de fato superou as expectativas dele. Caso você não conheça como funciona pesquisas de satisfação pode dar uma olhadinha aqui.

Agora que já te passei esses dois artigos que trazem ferramentas de como realizar um pós venda encantador, está na hora de compartilhar com vocês um pouco da minha experiência desenhando logomarcas realmente satisfatórias.  Aqui vão três dicas de como você pode criar uma logomarca de sucesso:

Como criar uma logomarca de sucesso para o seu cliente?

1- Entenda as necessidades do seu cliente.

O primeiro passo para criar uma logomarca de sucesso é entender as necessidades do seu cliente. O seu cliente é o seu principal embasamento. Estou há quinze anos no mercado e nunca deixei de ter uma conversa bem profunda com meus clientes para compreender o que eles querem transmitir com a marca. A primeira pessoa que precisa se identificar com a logomarca, é ele. Afinal, elas será o seu principal cartão de visitas.

2-  Conheça o mercado em que ele está inserido.

A segunda dica para que sua logomarca seja considerada um sucesso para os seus clientes é prestar um serviço verdadeiramente útil e eficiente. Para isso, não basta saber o que seu cliente quer expressar, mas também conhecer o mercado em que ele está inserido. Só assim você poderá entender como os clientes dele irão receber a logomarca e se identificarem com o que ele está transmitindo.

 Um design é responsável tanto por conseguir criar uma logomarca que transmita o que o cliente quer passar, como pelo impacto que isso terá no seu público. O crescimento do seu cliente através do seu serviço também é o seu crescimento, então se preocupe com isso!

3 –  Capriche no estudo da marca!

 Para desenvolver meus trabalhos não me contento em pesquisar apenas em páginas nacionais, sempre busco referências externas para criar formas, cores e tipografia. Isso traz mais originalidade aos serviços desenvolvidos.

Vou deixar aqui alguns links de sites que uso como referência e que me ajudam a me inspirar para criar logomarcas de sucesso: Designerd, WhatPixel, Noupe.

Logomarca de Sucesso: Case MileTravel

Entrevistei a agência de viagens MileTravel, um dos meus clientes e esse foi o relato. Confere aí e me diz se esse não foi mesmo um case de sucesso.

Como foi sua experiência com os nossos serviços?

R. Solicitei um trabalho para o Raul de desenvolvimento da minha marca (MileTravel), com logotipo, posts de redes sociais e card digital e ele fez um trabalho espetacular, excedendo as minhas expectativas. Recomendo fortemente a RCN, pois trata-se de um profissional extremamente dedicado, atencioso e minucioso, tratando a marca do cliente como se fosse sua. O custo benefício foi excelente.

Quais diferenças você percebe que nosso serviço fez para o seu negócio?

R. Trás um “ar” profissional para minha agência de viagens, além de passar seriedade e qualidade.

O que você diria para um futuro cliente da RCN1?

R. Que pode trabalhar sem medo com a RCN, pois o time é excepcional. Inclusive indico os seus serviços aos conhecidos e parceiros de negócios.

Sucesso para mim é superar as expectativas de meus clientes, então a experiência de foi extremamente satisfatória e me abriu portas para entrar no ramo de viagens. Então só tenho a agradecer! A MileTravel além de ter sido um cliente incrível se tornou um grande parceiro, eu super recomendo o serviços que eles prestam!

Gostou do texto? Então deixe aí o seu comentário e me siga nas redes sociais!

14
jul

Marketing de Relacionamento: Dicas simples para aplicar no seu negócio agora mesmo.

Nesse artigo selecionamos três dicas essenciais para você começar a desenvolver o marketing de relacionamento no seu negócio. Então não perca a oportunidade de conferir essas dicas selecionadas por um profissional de marketing.

Na última publicação por aqui falamos sobre a importância de construir marketing de relacionamento para aumentar a satisfação de clientes e fidelizá-los. Contamos também alguns segredos da RCN1 para deixarmos nossos clientes sempre satisfeitos. Então, se você perdeu o artigo dá uma olhadinha nesse link.

Já explicamos por aqui, mas vale falar de novo. O Marketing de Relacionamento nada mais é do que ações criadas para manter um relacionamentos saudável com o cliente e não deixar que ele esqueça da marca. Nos dias atuais é extremamente essencial, pois os clientes, além de voltarem a comprar com você, tornam-se divulgadores espontâneos da marca.

Dá uma olhadinha em um feedback de um cliente fiel meu:

Como usar Marketing de Relacionamento na sua empresa?

Sem mais delongas, separei três dicas simples e essenciais para que você consiga aplicar o marketing de relacionamento na sua empresa agora mesmo. Confira aí!

1- Crie ações que incentivam o retorno do cliente à empresa: 

Exemplo de ações que incentivam o retorno do cliente à empresa são os programas de fidelidade. Nestes programas, a cada compra, o cliente ganha benefícios para voltar e comprar de novo, podem ser carimbos em um cartão em que após certo números de compras ganha algo gratuito, ou até mesmo descontos progressivos.

Outra ação desse tipo é oferecer um brinde na próxima visita. Algumas cadeias de restaurantes dão ao cliente, após uma visita, um código para responder a uma pesquisa online. Respondendo às perguntas, o cliente ganha um aperitivo grátis na próxima visita. Essa ação incentiva o retorno e, ainda, permite a coleta de importantes dados sobre os clientes.

2 – Seja consistente em sua ações:

O marketing de relacionamento, assim como todas as ações em um negócio, necessitam de consistência ao serem executadas. Não basta satisfazer o cliente no momento e, depois, esquecer que ele existe, é preciso ter pontos de contatos periódicos e recorrentes que fazem o cliente lembrar da marca.

As campanhas precisam ser frequentes e o contato precisa ser contínuo. Do contrário, taxa de fidelização será baixa e será necessário conquistar novos clientes (o que é mais trabalhoso e caro). Para isso, uma boa dica é estabelecer um cronograma, definindo os detalhes e prazos de cada ação. O cronograma permite planejar, visualizar e controlar o desenvolvimento do marketing de relacionamento ao longo de um período, que pode ser trimestral, semestral ou, até, anual.

3 – É necessário ouvir o que  cliente tem a dizer: 

Marketing de relacionamento não consiste apenas em falar com o cliente. Também é muito importante ouvi-lo, e, principalmente, fazer isso pelos canais certo. Quando as empresas não tem um canal de comunicação direto ou eles não funcionam de maneira efetiva, o cliente opta por expor suas insatisfações em meios públicos como redes sociais ou sites de reclamação, o que piora a imagem da empresa. 

Os canais de ouvidoria precisa ser menos burocráticos e mais preparados para dialogar com o cliente, construídos realmente sendo pensados em sanar as dores dos clientes e não em justificar os erros. Para isso, é necessário que busque sempre trazer respostas rápidas e diretas, solucionando as necessidades apresentadas.

Porém, não espere que o cliente venha falar com você apenas quando tiver insatisfeito. Pergunte para ele e busque feedbacks constantes enquanto estiver oferecendo o serviço para corresponder às expectativas e assim que terminar o serviço se preocupe em coletar com o cliente  o quanto ele lhe indicaria para um amigo.

A RockContent site especialista em Marketing de Conteúdo traz diversas dicas de  como aplicar o marketing de relacionamento na sua empresa. Você pode se aprofundar mais nesse conteúdo e conferir todas mais dicas clicando aqui.

E aí? O que você achou deste artigo? Sua opinião é muito importante para nós, então entre em contato comigo e vamos pensar juntos qual a melhor estratégia para o seu negócio! Se você gostou, confira também nossas dicas de como alavancar seus negócios com ferramentas gratuitas do Google. Lá tem diversos cursos gratuitos, inclusive marketing.

09
jul

A RCN1 e o compromisso com a satisfação do cliente: uma abordagem além do marketing de relacionamento.

Você sabe o que é marketing de relacionamento e como ele contribuiu com clientes mais satisfeitos? Esse artigo explica o que é marketing de relacionamento, mas mais do que isso aqui contamos como cativar e fidelizar seus clientes para que ele virem promotores da marca.

Um dos pilares da RCN1 é o relacionamento com seu cliente.

Mesmo atuando há tanto tempo na área de comunicação e marketing eu nunca perdi o brilho no olho por fazer o que faço. A minha mulher mesmo sempre diz “Você é mesmo um cara de comunicação!” e isso não é só pelo hábito de “falar pelos cotovelos” como dizem por aí, mas sim falar com paixão. Para mim, cada trabalho é uma oportunidade de compreender e surpreender meus clientes, por isso faço com tanto entusiasmo e dedicação. 

Todos os meus clientes tem uma história única e eu tenho a oportunidade de contá-las através do meu serviço. Quando o profissional do marketing faz isso, consegue responder às necessidades do cliente, porque se conecta com elas. E se conectando com as necessidades vê que aquilo não é só um serviço, mas sim a oportunidade de transformar negócios e as vidas que estão por trás das marcas.

Então o primeiro segredo para fidelizar e cativar os clientes é fazer com coração. Sem o compromisso com a satisfação do cliente, nenhuma estratégia de marketing de relacionamento será suficiente. Se você não ama o que você faz e nem para quem você faz, nunca irá ter clientes que promovam sua marca com você. 

Agora que entendemos a importância de trabalhar com paixão pelos clientes e pelos serviços, vamos explicar o que é marketing de relacionamento.

O que é Marketing de Relacionamento?

O Marketing de Relacionamento são as ações desenhadas pela empresa para criar e manter um relacionamento positivo, agradável e próximo aos seus clientes. Quanto maior a proximidade do cliente, mais eficiente está sendo o seu plano de marketing de relacionamento.

Assim, como eu disse anteriormente, primeiro você entende com profundidade os desejos e necessidades de seus clientes e após isso consegue potencializar suas vendas e reconhecimento de marca. Isso ocorre porque compreendendo as necessidades do cliente, você consegue vender o que eles precisam de maneira efetiva.

De acordo com o web site especializado em marketing digital Nova Escola de Marketing, em um mercado cada vez mais competitivo, não é só o produto ou serviço oferecido que faz diferença e, sim, a possibilidade de cativar o usuário – isso que destaca uma empresa em meio a concorrência. Um grande erro é confundir bom atendimento com Marketing de Relacionamento, transformar um cliente em fã é algo totalmente diferente, que requer muita inteligência.

Aqui na RCN1 acreditamos que a melhor forma de tornar o cliente fã da marca e promotor é com o diálogo. Incentivamos que o cliente expresse sua opinião e não só oferecemos o espaço para isso como falamos diretamente com ele e permitimos que ele expresse tudo o que estiver sentindo.

Essa é uma medida proativa e não reativa. Temos a necessidade de ouvir o que nosso cliente tem a dizer e não esperamos que vire uma reclamação para isso, muito além de ouvidorias, abrimos canais pessoais de comunicação. Se você ainda não tem o hábito de falar com seu cliente com liberdade, comece fazendo uma pesquisa de satisfação pós-venda. E aí vai uma dica: 

Faça pesquisa de satisfação e cuide do seu cliente!

Você e seu concorrente podem ter produtos com qualidades muito similares, mas é o relacionamento com o cliente que vai separar a empresa ótima da média. Quanto maior a satisfação, melhor o seu resultado. (Endeavor)

A sigla NPS significa Net Promoter Score. O que nada mais é do que uma metodologia para mensurar o quão bem as empresas estão lidando com seus clientes ou pessoas com as quais interage. Basicamente, consiste em coletar com o próprio cliente o quanto ele ficou satisfeito em utilizar o serviço e como o serviço poderia melhorar.

Deve ser usado para medir a satisfação de um público específico – quem a empresa já se relaciona e com quem quer melhorar seu relacionamento. Dependendo do intuito, podem ser clientes ou até funcionários da empresa, por exemplo.

De forma simplificada, a avaliação é baseada em duas perguntas:

1) A parte quantitativa, sempre medida em uma escala de 0 a 10: “O quanto você nos recomendaria (ou recomendaria algum produto) para um amigo?”

 Os respondentes que dão as notas 9 ou 10 podem ser chamados de Promotores. São pessoas que gostam da empresa, estão satisfeitos, e promovem a empresa na sua rede de amigos, indicando a empresa. Os respondentes que dão notas 7 e 8 são os Neutros: não ajudam a espalhar a marca, mas também não atrapalham. E por fim, os que dão notas de 0 a 6 são os Detratores, ou seja, as pessoas insatisfeitas, que não tiveram uma boa relação e que chegam a prejudicar a imagem da empresa.

2) Parte qualitativa: “Por que você deu esta nota?”

 Com essa pergunta você dá a oportunidade para o seu cliente sugerir melhorias e se comunicar diretamente com a empresa.

Aqui na RCN1 nos tornamos próximos e amigos dos nossos clientes e utilizamos a pesquisa de satisfação para conversar como nossos clientes.  Vamos mostrar com um exemplo de perguntas que fizemos a uma de nossas clientes, fornecendo as respostas verdadeiras dele.

Conheça nosso case Cacá Brigadeiro Gourmet!

Essas são as nossas perguntas feitas para Cacá Brigadeiro Gourmet, doceria fina e especializada de São Paulo que me procurou para fazer uma marca diferente, arrojada e promovesse a brigaderia.

Case CACÁ BRIGADEIRO GOURMET. Obrigado pela confiança de sempre!

  • Como foi sua experiência com os nossos serviços? Nossa entrega atendeu as expectativas? Nossa equipe foi atenciosa? O custo benefício foi satisfatório? Fantástica. Totalmente satisfatório, entrega no prazo e com muita qualidade.
  • Quais diferenças você percebe que nosso serviço fez para o seu negócio? A RCN1 consegue transferir para a marca exatamente os nosso sentimentos e desejos, com a transparências e experiência do que é viável para o nosso negócio.
  • O que você diria para um futuro cliente da RCN1? Sucesso Garantido
  • Qual nota você dá para sua experiência contratando nossa empresa? 10
  • Como poderíamos melhorar nosso produto/serviço experiência? Sempre acompanhando as tendências do mercado e suas tecnologias.

E para mim, a experiência de atender a Cacá também foi incrível foi um divisor de água, pois foi a primeira vez que trabalhei com uma marca do ramo alimentício. Para desenvolver o trabalho fui buscar referências internacionais, como sempre faço nos estudos da marca, e consegui encontrar formas, cores e tipografias que expressavam exatamente o que a cliente gostaria.  A marca tinha que lembrar doce, sensibilidade, doçura e mimos e conseguimos construir isso juntos.

Que tal um chocolate quente neste inverno? Vai um brigadeiro ai?

Por fim, termino como comecei, uma estratégia de marketing de relacionamento só será efetiva se vier acompanhada de muita paixão pelo o que faz e compromisso com o cliente, pois isso que traz os verdadeiros resultados.

07
jul

Dicas para Empreendedores: como o Google pode te ajudar a alavancar seu negócio.

Será que você está mesmo usando todas as funcionalidades do Google? Muito além de ferramenta de pesquisa, o Google pode auxiliar a alavancar o seu negócio com ferramentas incríveis que vão desde aplicativos até treinamentos.

Nessas últimas semanas comecei a escrever aqui no blog, para compartilhar meu conhecimento adquirido atuando há mais de mais de 15 anos com Comunicação e Marketing. Sei que é um momento conturbado para todos nós, por isso não podemos deixar de contribuir de todas as formas, principalmente compartilhando conhecimento com o outro.

É com esse mesmo pensamento que diversas empresas estão investindo em educação empreendedora para ajudar os pequenos negócios a se manterem em pé e outras pessoas começarem a empreender do zero. O Google é uma dessas empresas. 

Sem mais delongas, vamos apresentar a lista de programas do google para apoio aos empreendedores. Confira!

5 formas gratuitas de melhorar seu negócio com o Google:

1 – Utilize o Google Primer para aprender mais sobre negócios:

O Primer é um aplicativo gratuito que oferece lições rápidas para pessoas e empresas que desejam alavancar seus negócios. Com lições interativas, fáceis de entender e feitas por  especialistas confiáveis do setor, o aplicativo está disponível para o público na versão de IOS e Android. Tenha acesso clicando aqui.

 Além do Conteúdo o Google Primer oferece dicas práticas para alcançar seus objetivos, As aulas demoram no máximo 5 minutos e abrangem uma variedade de temas, incluindo e-mail marketing, atendimento ao cliente, gerenciamento de finanças, vendas, empreendedorismo e muito mais.

2 – Aprenda novas habilidades com o Google Ateliê Digital

O Google Ateliê Digital oferece treinamentos onlines, com horários flexíveis e aprendizagem personalizada, que permite você desenvolver novas habilidade para sua carreira e ainda ganhar um certificado do Google de forma gratuita.  Essa dica serve tanto para empreendedores que querem aprimorar ou desenvolver novas habilidades, quanto para aqueles que ainda estão desenhando sua carreira.

Alguns temas relevantes são: Introdução à Comunicação Corporativa, Network Eficiente e Como Falar em Público.  Diferente do Google Primer que possui vídeos curtos, os treinamentos duram no mínimo uma hora, mas existem aqueles mais longos também que superam vinte horas. Clique aqui para conhecer o Google Ateliê Digital.

3 – Informe-se com o Think with Google

O Think with Google é a maneira do Google compartilhar dados, análises e insights com o público.  A plataforma pode ser uma informação para absolutamente tudo, mas principalmente para você conhecer tendências de mercado para alavancar o seu negócio.

Além de trazer dados que possibilitam uma compreensão do mercado atual, a própria plataforma oferece visões para o futuro e os bastidores das principais campanhas digitais de todos os públicos. Assim, você consegue obter conhecimento e inspiração para utilizar no seu negócio e na sua carreira.

Alguns conteúdos que você irá encontrar na plataforma: descubra como usar as ferramentas que geram insights e oportunidades, como se manter atualizado sobre tendências em um momento tão dinâmico, recursos e insights para ajudar em tempos de incerteza. Confira esse e outros conteúdos aqui!

4 – Pesquise termos no Google Trends

O Google Trends é uma ferramenta de acesso livre e gratuito criada para ajudar a saber quais são as palavras ou frases mais buscadas pelas pessoas em cada momento.

Quando estamos posicionando nossa marca no mercado podemos encontrar dificuldade de falar com a nossa persona. O Google Trend serve exatamente para isso, você pode comparar termos de busca e entender qual é a forma que seu cliente utiliza para pesquisar aqueles termos.

Além disso, você consegue visualizar assuntos e tópicos relacionados e saber sobre o que precisa falar para conseguir se comunicar melhor com o cliente. Você pode, ainda, descobrir quais são os produtos que estão sendo mais pesquisados e decidir qual deles vender.

5 – Seja encontrado com Google Ads

O Google Ads é a ferramenta de anúncios do Google. Sua missão é conseguir conectar as empresas aos consumidores certos, na hora certa, em qualquer aparelho. Para isso colocam anúncios como resultados de pesquisa do Google, no mapa ou em vídeos no YouTube. Para acessar a plataforma, clique aqui.

Atenção a inscrição para ter uma conta é gratuita. Entretanto você paga quando os clientes realizam uma ação, como clicar no anúncio para visitar seu site ou ligar para sua empresa. Ou seja, basicamente você só paga se o Google realmente dê resultado e as pessoas interessadas entrarem no seu site.

A ferramenta também fornece relatórios e insights que permitem acompanhar o desempenho e os custos do anúncio. O custo varia de orçamento para orçamento, mas é possível testar o Google Ads sem precisar assinar um contrato de longo prazo e interromper  o serviço a qualquer momento. Além disso, você pode ajustar seu orçamento sempre que precisar, como em feriados ou lançamentos de produtos.

Uma informação importante é que o Google também tem um programa chamado Ad Grants que ajuda as organizações sem fins. Através deste programa, as ONGs recebem 10.000 dólares mensais em créditos de AdWords para promover a sua missão e suas iniciativas nos resultados de busca do Google. Então caso você atue no terceiro setor, não perca tempo!

Nossa dicas de hoje acaba por aqui, por enquanto! Se você gostou desse artigo não esqueça de me acompanhar nas redes sociais também para não perder nenhuma dica, fico feliz em fazer conteúdos que de fato contribuam com meus clientes e leitores e faço isso diariamente por lá. Confira também o nosso último artigo sobre Mídias Sociais, afinal hoje em dia é necessário estar bem posicionado em vários canais de comunicação.

03
jul

O que você precisa saber para aumentar suas vendas usando as mídias sociais

Confira aqui o que são mídias sociais e quais são os segredos para usá-las em suas vendas! Dicas selecionadas por um especialista em marketing para potencializar o crescimento do seu negócio utilizando as mídias sociais.

Tanto as marcas, quanto pessoas perceberam a importância das redes sociais na construção de relacionamentos. Através delas é possível estabelecer vínculo, conhecer hábitos, fortalecer conexões e até mesmo solucionar problemas. Como costumo dizer, As redes sociais vieram para ajudar e revolucionar o mercado que conhecemos por isso precisamos utilizá-las da melhor forma possível.

No artigo 3 DICAS PARA AUMENTAR O FATURAMENTO DA SUA EMPRESA  um dos temas tratados foi a importância de ter um posicionamento digital para potencializar os resultados da empresa. Dada a relevância do tema esse artigo vai tratar especificamente do uso das redes sociais, assim consigo trazer dicas mais aprofundadas para você.

Aqui na  RCN1 nosso objetivo é dar uma diretriz ao cliente e ajudá-los na construção da sua presença na Web. Pensando nisso fizemos esse artigo lotado de dicas para ajudar o seu negócio.

O que são mídias sociais?

Segundo a escola de marketing digital Internet Innovation, diferente dos meios de comunicação social tradicionais, as Mídias Sociais constituem canais de relacionamento na internet nos quais existe a possibilidade de diferentes formas de interação entre os usuários. Uma dessas formas de participação é a capacidade de gerar mídia espontânea, criar ou compartilhar conteúdo.

A escola de negócios digitais ensina ainda que palavra mídia refere-se a qualquer instrumento ou meio de comunicação social, como o jornal ou o rádio, meios de comunicação tradicionais que podem ser caracterizados como uma via de mão única, na qual há poucas possibilidades de participação e troca de opinião. Porém, já as mídias sociais, diferentes das outras formas de mídias, possibilitam que você também se comunique e interaja com o conteúdo, ou seja, possibilitam uma via de mão dupla.

Assim, as mídias sociais são instrumentos que permitem a criação e o intercâmbio de conteúdos  gerados pelos próprios usuários. Importante perceber que mídias sociais não inclui só as redes sociais, mas também blogs, wikis e sites de compartilhamento.

Como aumentar as vendas usando as mídias sociais?

1 – Saiba onde seu público está!

Antes de sair criando vários perfis por aí, entenda onde seu público alvo está! Qual será o canal em você poderá fazer mais vendas? As mídias sociais demandam muito trabalho e gestão. Além da produção de conteúdo, é necessário o acompanhamento de métricas e indicadores para saber se sua ações estão sendo efetivas e convertendo em vendas.

Por isso é importante você priorizar em qual mídia social irá querer se posicionar e começar a criar seu público nesse local. Nada impede que você tenha mais de uma plataforma de comunicação como Instagram, Youtube, Facebook, Twitter e Blog, Podcast e inúmeras outras. Mas lembre-se, você terá que produzir conteúdos e aumentar o engajamento de todas.

 Então,  a menos que você tenha tempo de sobra para conciliar a prestação de serviço com a gestão de mídias, ou tenha muitas pessoas trabalhando para você, é melhor priorizar qual plataforma irá utilizar!

2 –  Crie uma persona.

 Saber com quem está falando é o primeiro passo para saber a forma certa de como  falar. Uma comunicação assertiva ajuda o seu público a se identificar com a marca e rapidamente se tornar um lead qualificado e um cliente. Desse modo nunca menospreze a importância de uma boa comunicação.

Para te ajudar a construir uma comunicação assertiva é possível criar uma persona. Personas são personagens fictícios que descrevem os padrões de comportamento dos seus usuários e clientes ideais. Assim, você consegue refinar suas atividades de marketing por meio de pesquisa. O Superpersona é uma ferramenta gratuita que te auxilia na criação de personas, outro site que pode te ajudar nesse desafio é o Gerador de Personas.

3 – Seja visual!

Todo mundo precisa de presença na web e isso só é possível com imagens atrativas nas suas mídias sociais. É pensando nisso que a RCN1 oferece um pacote de benefícios para o seu negócio ajudando assim a aumentar sua presença nas principais redes sociais com artes que irão alavancar o seu negócio, desenvolvemos avatares, posts, stories, capas de Facebook e imagens para seu site e blog.

Ah, e é claro, não esqueça de reforçar sua identidade visual nas imagens utilizadas e em qualquer conteúdo que produzir para as mídias sociais. Afinal, para que sua marca seja a primeira opção de compra do seu cliente, é necessário que seja lembrada com facilidade.  Se você ainda tem dúvidas sobre como construir uma marca para sua empresa, dá uma lida no artigo COMO MELHORAR O POSICIONAMENTO DE MERCADO DA SUA EMPRESA COM BRANDING E GESTÃO DE MARCA.

Alguns clientes da RCN1.

4 – Produza conteúdos relevantes.

A melhor forma de vender sem parecer vendedor é mostrar para o seu cliente a funcionalidade dos produtos ou serviços através de dicas, relatos de clientes antigos e agregando valor conteúdo que irão interessá-lo pelo seu grau de informação relevante ou por seu formato divertido. Então seja criativo e realmente planeje e execute para entregar a melhor experiência para os leitores!

Se você gerar valor ao seu público mesmo antes dele se tornar seu cliente, os  seguidores ou leitores do seu blog conseguirão ver o seu nível de competência antes mesmo de comprar um serviço seu e sentirão muito mais confiança para realizar uma compra com você. Primeiro conquistar a audiência com marketing de conteúdo e depois vender!

É apenas tudo isso, se você gostou do conteúdo não deixe de ler nossos outros artigos e nos acompanhar nas mídias sociais, estamos produzindo vários conteúdos por semana por aqui. Adoraria conversar mais contigo e ajudar em suas necessidades específicas, por isso sinta-se livre para me contatar!

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